O evento é destinado aos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro do Amapá, com uma programação voltada para o lazer e interação de todas e todos.
No dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador e para celebrar as contribuições na luta por garantia de direitos, o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá (Sintraf/AP) realizou a tradicional "Feijoada dos Trabalhadores". O evento ocorreu na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) e foi destinado a todos os empregados do ramo financeiro do Amapá.
Durante o dia de lazer, os presentes puderam desfrutar da piscina, sorteio de prêmios, torneio de futsal masculino e vôlei feminino, com premiação para o 1º e 2º lugar. Também prestigiaram o show do cantor Smith Gomes, tornando o dia ainda mais especial.
Para a diretora de saúde, condições de trabalho, esporte e lazer, Dayane Machado, o dia foi muito positivo para a comemoração. “O mais importante de tudo é o reconhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras, mas não somente no dia do trabalhador. A categoria é importante para a sociedade todos os dias, sendo uma classe responsável pelo fluxo do sistema financeiro e reconhecida nacionalmente. Com certeza, o Sintraf/AP continuará a fazer muito mais pelos nossos trabalhadores e trabalhadoras”.
Trabalhadores e trabalhadoras com seus familiares| Foto: Girlene Dias e Giovane Brito
A data carrega uma grande carga histórica, e lembra a luta dos movimentos sindicais e sociais por melhores condições de trabalho, jornadas justas e garantia de direitos dos trabalhadores. Para demonstrar a importância de todos os trabalhadores do ramo financeiro, o Sintraf/AP organizou a programação para promover um momento de descontração e relaxamento, tirando-os da rotina corrida de trabalho.
O trabalhador Márcio Ranieri atua no ramo financeiro no Banco do Brasil há 36 anos e ressalta a importância do momento para o divertimento, lazer e pontua que eventos como este são essenciais para uma boa saúde mental de todas e todos.
“Estamos aqui com nossos familiares e amigos, um momento de descontração. Não podemos pensar só no trabalho, isso é importante para nossa saúde mental também. É gratificante ter seu trabalho reconhecido e, como trabalhador, poder compartilhar eventos como a ‘Feijoada dos Trabalhadores’ com os demais do ramo financeiro é muito importante para unificar a nossa classe”, conta o trabalhador.
A prática esportiva busca promover a interação entre os trabalhadores de diferentes bancos, fortalecendo uma base cada vez mais sólida e unida. Ambas as modalidades premiaram o 1º lugar com troféu e valor em dinheiro, o 2º lugar com prêmio em dinheiro, e o melhor artilheiro no futsal recebeu uma medalha de honra.
Os torneios são uma forma de estimular o esporte e interação| Foto: Giovane Brito
A trabalhadora aposentada Leila de Miranda competiu no torneio de vôlei de areia em nome das trabalhadoras da Caixa Econômica Federal e não escondeu sua empolgação em fazer parte do torneio destinado às mulheres do ramo financeiro.
"As mulheres estão aqui, participando do vôlei de areia, promovido pelo sindicato, e agradeço esse momento de troca com colegas de outros bancos, unificando a nossa classe. Estamos no Dia do Trabalhador, um dia de valorização dos nossos esforços como trabalhadoras e trabalhadores, e é ótimo ver esse momento esportivo destinado às mulheres", ressalta Leila.
As ganhadoras do 1º e 2º lugar no torneio de vôlei de areia| Foto: Girlene Dias
Os times foram divididos entre as empresas bancárias, e os jogos ocorreram durante o dia. No vôlei de areia, modalidade voltada para a participação feminina nos esportes, as vencedoras foram as trabalhadoras da Caixa Econômica Federal que levaram o título para casa e as jogadoras do Branco do Brasil ficaram em 2º lugar no torneio.
Os ganhadores do 1º e 2º lugar no torneio de futebol| Foto: Girlene Dias
O Futebol de campo é uma competição muito aguardada entre os trabalhadores, e este ano o atual campeão foi o time da Agência de Formento do Amapá (Afap), em 1º lugar. Os trabalhadores do Banco do Brasil levaram o troféu de 2º lugar na competição. Os esportes são uma das diversas atividades de integração planejadas pelo sindicato.
O presidente do Sindicado, Samuel Bastos, reforça que a “Feijoada dos Trabalhadores” é um evento de confraternização importante para a unidade dos trabalhadores, fortalecendo cada vez mais a luta sindical.
“O Dia dos Trabalhadores é um marco significativo para o Sintraf/AP, e não poderíamos deixar passar em branco sem homenagear todos e todas que contribuem ativamente em cada banco do nosso estado. Encontros como este são essenciais para promover a interação e união entre os trabalhadores, fortalecendo especialmente a classe trabalhadora em um dia de descontração e lazer", destaca o presidente.
Confira mais fotos: Clique aqui
Fonte: Giovane Brito - Redação Sintraf/AP
Comments