Nesta segunda-feira, 3, a Fetrafi-MG, juntamente à Fetec-PR e à Fetec-CN, enviou um ofício ao Itaú solicitando a abertura de negociações para a definição de acordos coletivos sobre os seguintes temas: teletrabalho, sistema alternativo de controle de jornada, bolsa auxílio-educação e compensação de jornada. Veja o documento na íntegra aqui.
O ofício foi enviado após o banco cortar o bolsa auxílio-educação dos bancários das bases que não assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024, que apresentava propostas prejudiciais à categoria. Por isso, agora, visando a manutenção dos direitos das funcionárias e funcionários, as federações que não assinaram o ACT solicitam a abertura de diálogo com o banco.
No ofício, as entidades reforçaram que as negociações são "um dos pilares mais sólidos e eficazes para a harmonização das relações de trabalho, assegurando direitos que atendam às necessidades de todos os envolvidos".
As federações solicitaram que o bolsa auxílio-educação volte a ser pago às bancárias e bancários de suas bases. Além disso, requereram que a resposta ao ofício seja encaminhada pelo banco no prazo de até cinco dias, incluindo a indicação de data, horário e local para a realização das negociações.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região
Comentarios