Em reunião com representantes do Itaú realizada na segunda-feira 12, o Sindicato foi surpreendido com o anúncio de que o banco irá terceirizar e extinguir áreas até a primeira quinzena de 2023.
Terceirização
O Itaú comunicou mais uma área a ser terceirizada, dessa vez o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), lotado no CA Tatuapé. Os 270 funcionários da área terão prazo para realocação de 120 dias (até a primeira quinzena de janeiro de 2023).
Segundo o RH, a orientação junto aos gestores da área é que não seja feita nenhuma demissão durante o processo.
O Sindicato se posicionou totalmente contra a decisão do banco, que acarreta demissões, precarização do trabalho e retirada de direitos.
“Isso é muito grave e é um desrespeito com os trabalhadores que não podem ser penalizados com a decisão do banco. Além do quê, com a medida os dados de clientes e informações sigilosas ficarão expostos a uma empresa terceirizada”, protesta Sérgio Francisco, dirigente sindical membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE Itaú).
O Sindicato exigiu do banco o número exato dos bancários envolvidos e a prestação de contas da realocação destes trabalhadores.
O banco informou também a extinção da área mesa PJ (veículos) em face da automação bancária. Ao todo 50 trabalhadores serão afetados. Eles terão um prazo de 60 dias para se realocarem. O banco alega existir assessoria para realocação, mas os bancários afirmam o contrário.
“Já vimos esse filme. Tivemos um processo tenso na mesa PF e também no consignado. Não queremos que a situação se repita com a mesa PJ”, diz Sérgio.
Pool de Qualidade Agências digitais Personnalité
Outra área afetada e que deixará de existir é o Pool de Qualidade das Agências digitais Personnalité. A expectativa é que os 130 funcionários serão atingidos e realocados nas próprias agências digitais.
“O banco tem total condição de realocar todos os funcionários, tanto da área terceirizada quanto das áreas que serão extintas. O Sindicato cobra a manutenção dos empregos ameaçados em outras áreas do banco. Trabalhadores não são mercadorias e merecem respeito”, afirma Sérgio Francisco.
CPA-10
Desde junho de 2020 os funcionários da rede de agências vêm sendo alertados da necessidade da certificação CPA-10 em função das atividades realizadas.
Diante dessa exigência foi estipulado um prazo de três meses para a certificação, a ser combinado com os gestores, e o cadastramento no sistema dessa orientação.
No decorrer desta semana os gestores serão orientados para conduzirem conversas com todos os trabalhadores.
Lucro do Itaú cada vez maior
Somente no 1º semestre de 2022 o Itaú obteve lucro líquido recorrente gerencial de R$ 15 bilhões, alta de 16,2% em relação ao mesmo período de 2021 e de 4,3% em relação ao trimestre anterior, quando lucrou R$ 7,679 bilhões.
“Com essa lucratividade absurda, não tem por que o Itaú terceirizar e extinguir áreas. Este resultado bilionário comprova que o banco tem totais condições de oferecer uma contrapartida social e manter todos os trabalhadores empregados a fim de auxiliar na redução do desemprego e diminuir a sobrecarga que afeta muitas áreas do banco e adoece um número cada vez maior de bancários.”
Sérgio Francisco, dirigente sindical membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE Itaú)
Fonte: Contraf/CUT
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