O evento promove desenvolvimento para pequenos empreendedores e moradores das áreas periféricas do estado.
O Expo Favela Innovation 2024 iniciou nesta quinta-feira (08), com programações até o dia 10 de agosto, e promove a economia e oportunidades para pequenos empreendedores locais. O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá (Sintraf-AP) é um dos patrocinadores do evento e contribui para a realização da maior feira de negócios de periferias do mundo, que traz alternativas de crescimento para os trabalhadores e trabalhadoras.
O sindicato entende como a feira contribui para o fortalecimento de empreendedores do estado, que convivem com as dificuldades de empreender nas áreas de periferias e na região Norte. Para contribuir com o evento, o Sintraf-AP convidou Fernando Lima, economista e Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de São Paulo (Dieese-SP), para ministrar a palestra com o tema “Desenvolvimento Socioeconômico da Amazônia”.
“É necessário enaltecer a importância da Expo Favela como estímulo da potencialidade, protagonismo e participação cidadã dos empreendedores das favelas. O Sintraf-AP está apoiando e prestigiando este evento tão relevante, que traz oportunidade e visibilidade para os trabalhadores e trabalhadoras do Amapá”, ressalta a Secretária-Geral, Bruna Athayde.
Os representantes sindicais estiveram na abertura do evento| Foto: Giovane Brito
A feira não é realizada apenas no Brasil; países como França e Estados Unidos já adotaram o modelo de geração de oportunidades. No Brasil, o evento acontece em todos os estados, e são selecionadas as 10 melhores ideias e negócios de cada estado para competirem e trocarem experiências na última fase da Expo Favela Innovation Brasil, que acontecerá em São Paulo em dezembro deste ano.
A exposição conta com a participação de mais de cem participantes| Foto: Giovane Brito
No Amapá, o evento iniciou nesta quinta-feira (08) e contará com programações até sábado, das 9h às 21h. A feira está sendo realizada no Centro de Exposições do Sebrae, no bairro do Laguinho, na capital. Durante os dias do evento, os visitantes poderão participar de exposições artísticas, palestras, workshops, shows, debates, cursos, intervenções artísticas, entre outras atividades.
Alzira falou para os presentes sobre a importância de investimentos nas favelas | Fotos: Giovane Brito
A presidente da Central Única das Favelas no Amapá (Cufa), Alzira Nogueira, destaca a importância da realização de eventos como este, que oportunizam o crescimento para os moradores das periferias.
“O evento é muito especial para os trabalhadores e trabalhadoras da periferia, pois é um espaço de conexão e visibilidade para promover os empreendimentos. Precisamos reconhecer todo esse esforço de produzir riqueza e incluir pessoas, corrigindo injustiças econômicas no âmbito das periferias brasileiras. Aqui é um espaço de valorização dessas pessoas”, ressalta Alzira.
Redação: Sintraf/AP
Texto: Giovane Brito
Fotos: Giovane Brito
Siga-nos no Twitter: @SintrafAP
Facebook: Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá
Instagram: @Sintrafap
Contato: Secretária Sintraf/AP - (96) 98802-0267
Comments