Os diretores do sindicato reivindicam esclarecimentos e melhorias no plano de saúde disponibilizado para os trabalhadores do Itaú Unibanco.
Para continuar as tratativas sobre o plano de saúde dos trabalhadores do Banco Itaú Unibanco, o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá (Sintraf-AP) se reuniu com os representantes de relações sindicais do banco e do Plano Central Nacional Unimed, buscando resolutividade para os problemas relatados pela base. A 5ª reunião aconteceu nesta sexta-feira (23) na sede do sindicato, localizada na capital.
Participaram do encontro o presidente do Sintraf-AP, Samuel Bastos, e a diretoria composta por, Dayane Machado, Samila Moraes, Bruna Athayde, Edson Gomes e Janaina Figueiredo, que também faz parte da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco. Representando o banco, estiveram presentes Fabiana Abad, Adriana Miranda e Gustavo Barbosa. Da Unimed Nacional, Adriana Duarte, Ana Paula Segura e Fernanda Bim representaram a instituição.
A diretora de comunicação e atuante na COE, Janaina Figueiredo, participou de todas as reuniões com as empresas, 'mais uma vez nos reunimos para tentar solucionar o problema da falta de atendimento, que se arrasta há tempos. Espero que o plano de saúde cumpra com seu papel de atendimento, como se comprometeu em mesa. Não vamos aceitar que os trabalhadores fiquem sem atendimento médico e laboratorial. Iremos acompanhar e fiscalizar de perto todas as informações trazidas pelo plano em relação aos nossos prestadores e serviços disponibilizados', ressalta a sindicalista.
O diálogo entre o sindicato e as empresas ocorre há meses devido às inúmeras denúncias dos trabalhadores do banco, que enfrentam dificuldades nos atendimentos, burocratização nos reembolsos de exames e consultas através do Plano Unimed.
A gerente de relacionamento da Unimed Nacional, Fernanda Bim, destaca os esforços para a evolução do atendimento e a resolução dos problemas: 'Os próximos passos são melhorar cada vez mais nossa rede de credenciados, para entregar o melhor para os nossos beneficiários. Sempre será nosso foco melhorar continuamente, e iremos mantê-los informados sobre qualquer mudança.'
O último encontro aconteceu em julho deste ano, quando o sindicato apresentou ao banco e ao plano de saúde provas das dificuldades nos atendimentos relatados pelos trabalhadores. Os representantes da Unimed Nacional comprometeram-se a verificar as denúncias e resolvê-las, além de intensificar a busca por novos pontos de credenciamento.
O presidente do sindicato, Samuel Bastos, expressou sua preocupação com a falta de atendimento, principalmente em casos emergenciais: 'É importante enfatizar a necessidade de fiscalização e da inclusão de novos pontos de atendimento para os trabalhadores. Os transtornos enfrentados por eles são preocupantes, e o trabalhador doente precisa de um atendimento de urgência e qualidade, sem dificuldades”.
Os representantes do plano de saúde Unimed Nacional comunicaram a busca por novos pontos de atendimento credenciados e as negociações com novos centros de saúde para melhorar o atendimento aos trabalhadores. Eles também se responsabilizaram por informar os trabalhadores e o sindicato sobre cada nova adesão de pontos credenciados pelo plano.
Também destacaram a importância das contribuições dos trabalhadores e trabalhadoras para a manutenção, qualidade e fiscalização dos pontos credenciados. Em caso de irregularidades, eles devem entrar em contato com o plano de saúde através do número 0800 942 0011.
Gustavo Barbosa, relações sindicais do Itaú, ressaltou o compromisso do banco na fiscalização da entrega do serviço aos trabalhadores: 'Sempre prezamos pela transparência e diálogo, então, sempre que surgem eventuais questionamentos, tentamos entender e propor possíveis soluções. Junto com a Unimed Nacional, trabalharemos para que os funcionários possam usufruir do plano de saúde da melhor forma.'
O presidente reforçou a necessidade de os trabalhadores comunicarem ao sindicato qualquer irregularidade: 'Se o trabalhador informar ao sindicato qualquer problema relacionado ao plano de saúde ou questões trabalhistas, buscaremos incansavelmente a solução para proporcionar aos trabalhadores a melhor qualidade nos direitos assegurados. O plano de saúde é um exemplo dos nossos esforços na luta pela classe bancária do Amapá', afirma Samuel Bastos.
Redação: Sintraf/AP
Texto: Giovane BritoFotos: Giovane Brito
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