Durante o ato, o sindicato também comemorou a posse de Rita Serrano como nova presidenta da instituição.
Nesta quinta-feira (12), em razão a comemoração aos 162 anos de existência da Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) em parceria com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e demais centrais sindicais realizaram atos por todo o país. Em Macapá, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá (SintrafAp) elaborou uma ação onde percorreu diversas agencias para parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras da instituição.
Durante a ação também foi comemorada a nomeação de Maria Rita Serrano, a quarta mulher a presidir a entidade. Serrano possui uma extensa participação na luta sindical em prol dos trabalhadores, como funcionária da Caixa desde 1989.
Em 2022, foi a candidata apoiada pelos sindicatos da categoria bancaria e Federação Nacional das Associações dos Gestores da (Fenag) nacionalmente, sendo reeleita com mais de 90% dos votos para o Conselho de Administração (CA). No dia 02 de janeiro logo após sua nomeação como presidenta, Rita Serrano concedeu uma entrevista à Fenae, onde garantiu que sua gestão será muito mais humanizada. “Caixa viveu uma crise reputacional, que com certeza nós vamos modificar isso, ao reconstruir o banco, [resgatar] o seu papel primordial de atender os interesses do país, atender os interesses da população e acabar de vez com a gestão pelo medo, valorizando os profissionais do banco, valorizando a carreira e voltando com a área de pessoas, [...] para que de fato nós tenhamos uma valorização de todo esse processo de trabalho”, afirmou.
O Suplente do Conselho Fiscal do Sintraf-Ap Kelson Rocha, fala sobre a satisfação que a mudança de gestão está trazendo após um período delicado na política e economia do país. “Passamos por um momento difícil de retirada de direitos mas agora temos um governo comprometido que colocou na presidência da Caixa uma empregada concursada [...] é muito gratificante a gente lutar e mostrar que vale a pena construir a luta e ir atrás de nossos objetivos”, contou com alegria.
Desde sua criação a instituição vem assumindo o papel de prestar serviços sociais importantes para o desenvolvimento e fomento do Estado Brasileiro, vindo a tornar-se o maior banco público da América Latina atualmente. A Presidenta da Associação dos Gestores da Caixa Econômica do Amapá (Agecef-Ap) Joana Lustosa, que trabalha há 12 anos na instituição relata com entusiasmo a posse da nova gestora do banco.
“Hoje é um dia emblemático para todos nós empregados da Caixa [...] Uma empresa centenária que com o nosso trabalho a ideia é manter a empresa ainda mais a serviço do povo. Além disso tivemos a grata felicidade da posse da nossa nova presidenta [...] que enche todos os empregados de um ar de esperança e de renovação com uma gestão preocupada com pessoas”, relata animada.
Amanda Isis/Ascom Sintraf-Ap
Comments